top of page
  • adriana0614

Surdez por problemas no coração: Isso é possível?


A afirmação pode soar estranha, mas a verdade é que realmente pode acontecer: embora não haja uma relação causal direta entre doenças cardiovasculares e perda auditiva; existe, sim, evidências que sugerem uma ligação entre elas. Diversos estudos foram realizados nos últimos anos.


Um deles, conduzido pela Universidade Harvard (EUA), identificou uma correlação significativa entre doença cardíaca e danos auditivos. De acordo com o levantamento, a perda de audição é 54% mais comum em pessoas com complicações cardíacas.


A resposta está na circulação do sangue, uma das principais funções do coração. É através do bom funcionamento do órgão que o sangue é bombeado para o corpo todo. Qualquer interferência nessa distribuição seria capaz de afetar o sistema auditivo.


Embora o ouvido seja um órgão poderoso, também é muito sensível. Requer um fluxo de sangue constante, rico em oxigênio e nutrientes, para manter seu funcionamento. A parte interna da orelha é extremamente pequena, irrigada por um vaso único, o que a torna mais suscetível a qualquer mudança nesse fluxo.


O que as pesquisas evidenciam é que uma doença cardíaca pode reduzir o sangue que chega ao local, e potencializar danos a diferentes partes do sistema auditivo.


Prejuízos podem ocorrer tanto nas vias auditivas centrais (responsáveis por conduzir informações da orelha ao sistema auditivo central) ou periférica.


Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/colunas/paulo-chaccur/2022/09/04/surdez-por-problemas-no-coracao-isso-e-possivel.htm?utm_source=twitter&utm_medium=social-media&utm_campaign=vivabem&utm_content=geral



5 visualizações0 comentário
bottom of page